Estágio
A partir do 4° período o aluno poderá iniciar o estágio. Devem ser cumpridas 400 horas em História e Letras e 300 horas em Pedagogia, dividas em três estágios que estão integrados às disciplinas de Prática Pedagógica.
Maiores dúvidas devem ser sanadas com o Professor Ednaldo Gonçalves que está na Instituição nos seguintes dias e horários:
SEGUNDA-FEIRA: 8:00h até 20:00h
QUARTA-FEIRA: 18:00h até 22:00h
QUINTA-FEIRA: 18:00h até 22:00h
Passo-a-passo Estágio 1:
1) O aluno deverá buscar uma instituição de ensino (ou empresa, no caso de Pedagogia em acordo com o Coordenador e professor da disciplina de Prática Pedagógica) para realizar o estágio;
2) Com o aceite da instituição, o aluno deverá adquirir na copiadora da faculdade o "Modelo de Carta de apresentação", buscar a assinatura do Coordenador de Estágio Professor Ednaldo (profnaldoucam@gmail.com) e apresentar na instituição concedente;
3) Seguro: No caso de escolas ou empresas que exigirem um seguro, está disponível na CAD a documentação do seguro em quatro vias. O seguro custa R$ 22,90 e após pago o aluno deve apresentar-se ao Coordenador Ednaldo para maiores informações sobre este seguro e sua apresentação na instituição onde cursará o Estágio.
4) A instituição concedente (onde o aluno realizará o Estágio) deverá emitir uma "Declaração de aceitação do Estagiário" (adquirir na Reprografia) em papel timbrado, documento que deverá ser guardado pelo aluno para entrega ao final do Estágio;
5) Iniciar o Estágio com um rascunho, para mais tarde preencher sem rasuras o "Modelo de Ficha de Registro de frequência" (adquirir na Reprografia);
6) Fazer uma entrevista com um professor da instituição onde realiza o Estágio preenchendo o "Modelo de entrevista com o Docente" (adquirir na Reprografia)
7) Ao finalizar as 150 horas do Estágio 1 (ou 100 horas de Pedagogia), o aluno deverá entregar ao Coordenador de Estágio Prof. Ednaldo a "Declaração de conclusão de Estágio" (adquirir na Reprografia) devidamente assinado pelo(a) Diretor(a) ou autoridade competente que represente da instituição onde cumpriu o Estágio.
8) O aluno deverá entregar um relatório com mínimo de 5 (cinco) páginas onde constará detalhes de cada aula (assunto, atividades empreendidas pelo professor e pelos alunos), como ocorreu o conselho de classe, como ocorreram as demais atividades escolares como semanas acadêmicas etc.
Estágio 2:
* A documentação referente ao Estágio 2 é a mesma do Estágio 1, exceto os ítens 5 e 7 que não são necessários.
Estágio 3:
* A documentação referente ao Estágio 3 é a mesma do Estágio 2, mas como nesta modalidade de Estágio, o aluno fará a regência de turma, deverá entregar também um (1) Plano de Aula no seguinte modelo:
Exemplo de Plano de aula
PLANO DE AULA
PROFESSOR:
DISCIPLINA: História Antiga
PUBLICO ALVO: Alunos do primeiro ano do Ensino Médio
TEMA DA AULA: GUERRA DE TRÓIA – FICÇÃO OU REALIDADE?
OBJETIVOS GERAIS
: I. Levar aos alunos conhecimento básico como as fontes, métodos e conceitos da História Antiga. II. Auxiliar os alunos a compreenderem o estudo da Historia da antiguidade Ocidental (Grécia e Roma), possibilitando o exercício da pesquisa e da criticidade. III. Fazer com que os alunos reflitam a histórica através do estudo dos processos de formação dessas Civilizações. IV. Compreensão dos papéis dos fatores políticos, econômicos, sociais e culturais envolvidos nesses processos. V. Despertar o interesse pelo estudo da História Antiga, através da leitura e análise dos textos específicos de cada civilização, propiciando uma interpretação histórica sobre a Antiguidade e suas contribuições para a formação de nossa Civilização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar um panorama Histórico em torno da GUERRA DE TRÓIA (séc. XIV a.C), evidenciando aspectos históricos, mitológicos e arqueológicos. Evidenciar se a GUERRA DE TRÓIA existiu historicamente, sendo que ainda há debates recente entre arqueólogos que afirmam que HOMERO (autor de Ilíada e Odisséia) não teria existido ou até mesmo, inventado essas narrativas.
METODOLOGIA:
Iniciaremos a aula com perguntas que irão gerar debates entre os alunos:
*A guerra de Tróia realmente existiu?
*O que teria motivado essa guerra entre GREGOS E TROIANOS?
*Será que o rapto de HELENA por PARIS seria o evento desencadeador do conflito (se é que este existiu)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário