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terça-feira, 9 de setembro de 2014

COMO FAZER SEU TCC...



Para ajudar nossos alunos na tarefa de concluir com êxito seu TCC, seguem dicas e informações para a realização do trabalho:




DISPOSIÇÕES GERAIS PARA TCC 
UCAM Santa Cruz

Art. 1º - Este texto regula os procedimentos concernentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Candido Mendes (UCAM) campus Santa Cruz.

Art. 2o – O Trabalho de Conclusão de Curso está baseado nas seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6023, 6024, 6025, 6027, 6028, 10520, 12899 e 14724. Tais normas definem a produção, apresentação e correção dos trabalhos acadêmicos para as Universidades brasileiras.

Art. 3o – A aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso é requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em História, Letras e Pedagogia.

Art. 4oSomente poderão matricular-se no TCC os discentes pertencentes ao penúltimo e ao último período.

Art. 5o – Os Trabalhos de Conclusão de Curso da Universidade Candido Mendes campus Santa Cruz deverão seguir o Manual de TCC da unidade Santa Cruz, disponível no blog e na reprografia da unidade.

Art. 6o O Trabalho de Conclusão de Curso é individual e a aprovação na disciplina está condicionada relacionada a(o):


a)      Produção de um artigo ou de uma monografia apresentada e defendida diante de uma banca formada pelo Professor Orientador (que leciona a disciplina no semestre letivo) e por um Professor Convidado;

b)      Marcação pública (mural das licenciaturas e blog “portaldoalunoucam.blogspot.com”) da defesa pelo professor que deverá ocorrer dentro do semestre letivo no seguinte modelo:



 
  
A Coordenação do Curso de... convida e torna público o cronograma de defesa das bancas de TCC a seguir:

Data – Dia da Semana – SALA



Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____  
Banca Examinadora:
Professor Orientador:_____  Professor Convidado: ___


Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____  
Banca Examinadora:
Professor Orientador:_____  Professor Convidado: ___


Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____  
Banca Examinadora:
Professor Orientador:_____  Professor Convidado: ___


Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____  
Banca Examinadora:
Professor Orientador:_____  Professor Convidado: ___


Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____  
Banca Examinadora:
Professor Orientador:_____  Professor Convidado: ___


Prof. Dr. Rodrigo Amaral
Coordenador de Licenciaturas da Universidade Cândido Mendes




c) Entrega em 3 (três) vias impressas e encadernadas e 1 (uma) em mídia (CD ou DVD), sendo que a via impressa e a mídia serão encaminhadas à Biblioteca da UCAM Santa Cruz para integrar o acervo da unidade.

d)     Preenchimento, assinatura e leitura pública da ata na sala de aula onde ocorreu a defesa do TCC;

e)      O discente deverá fazer uma apresentação clara e objetiva do seu TCC, abordando os principais pontos do trabalho e os resultados com ele alcançados. O discente terá 10 (dez) minutos para expor seu trabalho, após uma breve abertura feita pelo Professor Orientador. Em seguida o orientador passará a palavra para as considerações do Professor Convidado. Após a exposição do professor, o discente terá mais 10 (dez) minutos para a resposta.
Obs.: No meio acadêmico tais defesas são absolutamente formais, havendo a necessidade de respeito entre os presentes e silêncio do público, que não deve participar com nenhum comentário durante as apresentações. Ademais, não se interrompe o Professor de forma alguma, quando da sua exposição. O discente deve anotar suas questões e respondê-las quando a palavra for liberada para ele.

Art. 7o O discente que não defender seu TCC no prazo estabelecido será reprovado e deverá matricular-se na disciplina no semestre seguinte.

Art. 8º – A banca examinará critérios como clareza, objetividade, segurança, nível de conhecimento, formatação do trabalho, conteúdo, ortografia, aspectos teóricos e metodológicos e diálogo com a bibliografia especializada para definir a nota do trabalho. Também será levado em conta o esforço do aluno em cumprir com os prazos e com as exigências do TCC.

Art. 9º – O discente precisa obter minimamente nota 6,0 (seis) para ser aprovado, não havendo reavaliação. Por isso, o discente deve comparecer semanalmente aos dias de aula para que tenha o acompanhamento do Professor Orientador e cumpra os prazos estabelecidos;

Art. 10º – Após a defesa o aluno deverá tirar uma cópia da ata de defesa e o professor deverá fazer o lançamento da nota na secretaria. Uma cópia do artigo ou da monografia devidamente assinada e com a ata original, deverá ser entregue pelo professor à Coordenação do Curso.




Prof. Dr. Rodrigo Amaral
Coordenador de Licenciaturas da Universidade Cândido Mendes


_________________________________________________________________________

Dica:


"Um trabalho acadêmico deve conter

 uma discussão bibliográfica realizada 

por quem o produz com

 os autores lidos"


Rodrigo Amaral

Coordenador Geral de Licenciaturas da 

Universidade Cândido Mendes




_________________________________________________________________________












MANUAL DE ELABORAÇÃO DE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
(TCC)


LICENCIATURAS



 UCAM SANTA CRUZ






















RIO DE JANEIRO
2014

______________________________________________________________________________
            


O Discente da UCAM Santa Cruz poderá optar por fazer o Trabalho de conclusão de curso por meio de um artigo científico ou de uma monografia. Abaixo seguem informações gerais sobre os dois modelos de trabalho.

1. O ARTIGO CIENFICO:


O trabalho deve constar de:
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
RESUMO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS


1.1 LIMITE DE PÁGINAS:

·         Mínimo de 10 páginas e máximo de 20.


2. MONOGRAFIA:

     A monografia é um trabalho de conclusão de curso onde o discente deve apresentar uma pesquisa sobre fontes primárias e/ou secundárias.

O trabalho deve constar de:
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
RESUMO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
CAPÍTULO 2
CAPÍTULO 3
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

2.1 LIMITE DE PÁGINAS:

·         Mínimo de 20 páginas e máximo de 35.


3. COMO ELABORAR SUA MONOGRAFIA OU ARTIGO?

Para a elaboração da monografia ou do artigo cienfico, é necessário seguir orientões conforme adaptão das Normas da Associão  Brasileira  de Normas Técnicas  para Trabalhos Acadêmicos: NBRs 6022/2003, 6023/2002;6024/2003; 6028/2003 e 10520/2002.

4. PAPEL:

·         Papel formato A4: 210mm X 297mm.

5. MARGENS:

·         Superior 3cm;
·         Inferior 2cm;
·         Esquerda 3cm;
·         Direita 2cm.

6. ESPAÇAMENTO:


·         Entre linhas e entre parágrafos é 1,5;
·         Parágrafos: justificados;

As notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples entre linhas e por um filete de 3cm a partir da margem esquerda;

7. NUMERAÇÃO:


·         De páginas: no canto superior direito iniciando na introdução do trabalho;
·         Os títulos dos capítulos devem aparecer sem indicativo  numérico:  resumo,  referências  bibliográficas,  glossário, apêndice, anexo, índice (centralizados).

8. FONTE:


Tipo de fonte: ARIAL ou TIMES NEW ROMAN
Tamanho da fonte:

·         No título do artigo (em letras maiúsculas) = 12;
·         No nome do(s) autor(es) = 10;
·         Na titulação (nota de rodapé) 10;
·         No resumo = 10;
·         Nas palavras-chave = 12;
·         Na redação do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) = 12;
·         Nas citões longas = 10
·         Nas referências = 12.





9. CITAÇÃO:
(Utilizando o sistema autor:data)

·         Colocar o sobrenome do autor, ano da publicação da obra e número da
       Ex.1: Citação direta com até 3 linhas:
As característica da  "educaçã militar  compartilhada   pelos  homens  e  mulheres espartanas" são tão conhecidas que não vale a pena perdermos tempo em descrevê-las (PONCE, 1994, p.37).

Ex.2: Citação direta passando de 3 linhas:

Assim podemos ilustar o conceito de nação:

A nação pode ser uma figura coletiva do Sujeito. Ela é o quando se define simultaneamente pela vontade de viver junto no quadro de instituições livres e por uma  meria  coletiva.  (TOURAINE, 1994, p.45).



(Utilizando o sistema numérico)
No sistema numérico, a lista de referência deve seguir a ordem numérica crescente que o programa WORD da Microsoft já faz de forma automática na aba “Referências”, “Inserir Nota de Rodapé”.


10. ILUSTRAÇÕES:

Qualquer  que sejseu  tipo  (desenhos,  esquemas,  fluxogramas,  fotografias,  gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativaseguida de seu número de ordem de ocorrência   no  texto,  em  algarismo arábicos,   do  respectiv título  e/ou  legenda explicativa  de  forma  breve  e  clara,(dispensando  consulta  ao  texto),  da  fonte.  A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.

Ex.

Cartoon de Norman Rockwell, representando a dificuldade que se tinha em ter ideias para suas ilustrações para o Washington Post.

11. TABELAS:


a) Apresentam informões tratadas estatisticamente, conforme IBGE, 1993;
b) Tem numeração independente e consecutiva;
c) O tulo é colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela (somente a inicial maiúscula) e de seu número de ordem em algarismos arábicos;
d) As fontes citadas, na construção de tabelas, aparecem no rodapé das mesmas;
e) As notas também são colocadas no rodapé da tabela, após as fontes;
f) As tabelas devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem;



12. REFERÊNCIAS:

As fontes que os discentes utilizam em suas pesquisas são fundamentais para sua validade no meio acadêmico, por isso, neste último item, seja do artigo, seja da monografia, o discente deve apresentar as fontes que utilizou em seu trabalho. Geralmente na graduação, trata-se de um trabalho bibliográfico onde o discente estabelece um diálogo com autores clássicos ou atuais sobre determinado assunto.

Exemplo:



                                            BIBLIOGRAFIA

BIER, Olavo. Bacteriologia e imunologia. São Paulo: Melhoramentos, 1957.
FRAGOSO, João. Homens de Grossa Aventura. Rio de Janeiro: Record, 2002.








13. Estrutura       dos elementos pré-textuais do TCC:


a) Elementos pré-textuais:

Capa 
(obrigatório, vide exemplo no anexo 1).



Folha de Rosto: 
(obrigatório, vide exemplo no anexo 2).

Folha de Apresentação:(obrigatório, vide exemplo no anexo 3).
Dedicatória (Opcional).
Agradecimentos (Opcional). 
Sumário (obrigatório).






Anexo 1: Capa
_________________________________________________________________________________

                                  UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES 




CURSO DE__________











Título










Nome do aluno










Mês e Ano


_________________________________________________________________________________




 Anexo 2: Folha de Rosto
_________________________________________________________________________________



TÍTULO






Trabalho apresentado na  
Universidade Cândido Mendes em   /      /       , com  requisito  parcial para  a  aprovação  na disciplina  TCC ministrada    pelo(a) professor(a) 
...........................................




Aluno(a)




Cidade
Mês e ano

______________________________________________________________________________





 Anexo 3: Folha de Apresentação
______________________________________________________________________________

Nome do(a) aluno(a)

Matrícula:


TÍTULO


Nota:              .Data da Defesa        /        /              .








                                                      _________________________________________________
       Professor(a) Orientador(a)

                                                      _________________________________________________
       Professor(a) Avaliador(a)

                                                      _________________________________________________
       Professor(a) Avaliador(a)




_________________________________________________________________________________

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