Para ajudar nossos alunos na tarefa de concluir com êxito seu TCC, seguem dicas e informações para a realização do trabalho:
DISPOSIÇÕES
GERAIS PARA TCC
UCAM Santa Cruz
Art. 1º - Este texto
regula os procedimentos concernentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da
Universidade Candido Mendes (UCAM) campus
Santa Cruz.
Art. 2o – O Trabalho de
Conclusão de Curso está baseado nas seguintes normas da Associação Brasileira
de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6023, 6024, 6025, 6027, 6028, 10520, 12899 e 14724. Tais
normas definem a produção, apresentação e correção dos trabalhos acadêmicos
para as Universidades brasileiras.
Art. 3o – A aprovação na
disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso é requisito parcial para a
obtenção do grau de Licenciado em História, Letras e Pedagogia.
Art. 4o – Somente poderão matricular-se
no TCC os discentes pertencentes ao penúltimo e ao último período.
Art. 5o – Os Trabalhos
de Conclusão de Curso da Universidade Candido Mendes campus Santa Cruz deverão seguir o Manual de TCC da unidade Santa
Cruz, disponível no blog e na reprografia da unidade.
Art. 6o – O Trabalho de Conclusão de Curso é individual e a aprovação na
disciplina está condicionada relacionada a(o):
a)
Produção
de um artigo ou de uma monografia apresentada e defendida diante de uma banca
formada pelo Professor Orientador (que leciona a disciplina no semestre letivo)
e por um Professor Convidado;
b)
Marcação
pública (mural das licenciaturas e blog “portaldoalunoucam.blogspot.com”) da
defesa pelo professor que deverá ocorrer dentro do semestre letivo no seguinte
modelo:
A Coordenação
do Curso de... convida e torna público o cronograma de defesa das bancas de TCC
a seguir:
Data – Dia da Semana – SALA
Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____
Banca
Examinadora:
Professor
Orientador:_____ Professor Convidado:
___
Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____
Banca
Examinadora:
Professor
Orientador:_____ Professor Convidado:
___
Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____
Banca
Examinadora:
Professor
Orientador:_____ Professor Convidado:
___
Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____
Banca
Examinadora:
Professor
Orientador:_____ Professor Convidado:
___
Título: __________
Aluno(a): _____
Horário: _____
Banca
Examinadora:
Professor
Orientador:_____ Professor Convidado:
___
Prof. Dr.
Rodrigo Amaral
Coordenador de Licenciaturas da
Universidade Cândido Mendes
c) Entrega
em 3 (três) vias impressas e encadernadas e 1 (uma) em mídia (CD ou DVD), sendo
que a via impressa e a mídia serão encaminhadas à Biblioteca da UCAM Santa Cruz
para integrar o acervo da unidade.
d)
Preenchimento,
assinatura e leitura pública da ata na sala de aula onde ocorreu a defesa do
TCC;
e)
O
discente deverá fazer uma apresentação clara e objetiva do seu TCC, abordando
os principais pontos do trabalho e os resultados com ele alcançados. O discente
terá 10 (dez) minutos para expor seu trabalho, após uma breve abertura feita
pelo Professor Orientador. Em seguida o orientador passará a palavra para as
considerações do Professor Convidado. Após a exposição do professor, o discente
terá mais 10 (dez) minutos para a resposta.
Obs.: No meio acadêmico tais defesas são
absolutamente formais, havendo a necessidade de respeito entre os presentes e
silêncio do público, que não deve participar com nenhum comentário durante as
apresentações. Ademais, não se interrompe o Professor de forma alguma, quando
da sua exposição. O discente deve anotar suas questões e respondê-las quando a
palavra for liberada para ele.
Art. 7o –
O
discente que não defender seu TCC no prazo estabelecido será reprovado e deverá
matricular-se na disciplina no semestre seguinte.
Art. 8º – A banca
examinará critérios como clareza, objetividade, segurança, nível de
conhecimento, formatação do trabalho, conteúdo, ortografia, aspectos teóricos e
metodológicos e diálogo com a bibliografia especializada para definir a nota do
trabalho. Também será levado em conta o esforço do aluno em cumprir com os
prazos e com as exigências do TCC.
Art. 9º – O discente
precisa obter minimamente nota 6,0 (seis) para ser aprovado, não havendo
reavaliação. Por isso, o discente deve comparecer semanalmente aos dias de aula
para que tenha o acompanhamento do Professor Orientador e cumpra os prazos
estabelecidos;
Art. 10º – Após
a defesa o aluno deverá tirar uma cópia da ata de defesa e o professor deverá
fazer o lançamento da nota na secretaria. Uma cópia do artigo ou da monografia
devidamente assinada e com a ata original, deverá ser entregue pelo professor à
Coordenação do Curso.
Prof. Dr.
Rodrigo Amaral
Coordenador de Licenciaturas da
Universidade Cândido Mendes
_________________________________________________________________________
Dica:
"Um trabalho acadêmico deve conter
"Um trabalho acadêmico deve conter
uma discussão bibliográfica realizada
por quem o produz com
os autores lidos"
Rodrigo Amaral
Coordenador Geral de Licenciaturas da
Universidade Cândido Mendes
_________________________________________________________________________
MANUAL DE ELABORAÇÃO DE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
(TCC)
LICENCIATURAS
UCAM SANTA
CRUZ
RIO DE JANEIRO
2014
______________________________________________________________________________
O Discente da UCAM Santa Cruz poderá
optar por fazer o Trabalho de conclusão de curso por meio de um
artigo científico ou de uma monografia. Abaixo seguem informações gerais sobre
os dois modelos de trabalho.
1. O ARTIGO CIENTÍFICO:
O trabalho
deve constar de:
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE
APROVAÇÃO
RESUMO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1.1 LIMITE DE PÁGINAS:
·
Mínimo de 10 páginas e máximo de 20.
2. MONOGRAFIA:
A monografia é um trabalho de
conclusão de curso onde o discente deve apresentar uma pesquisa sobre fontes
primárias e/ou secundárias.
O trabalho
deve constar de:
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE
APROVAÇÃO
RESUMO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
CAPÍTULO 2
CAPÍTULO 3
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
2.1 LIMITE DE PÁGINAS:
·
Mínimo de 20 páginas e máximo de 35.
3. COMO ELABORAR
SUA MONOGRAFIA OU ARTIGO?
Para a
elaboração da monografia ou do artigo científico, é
necessário seguir orientações conforme adaptação das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos Acadêmicos: NBRs 6022/2003, 6023/2002;6024/2003; 6028/2003 e 10520/2002.
4. PAPEL:
·
Papel formato A4: 210mm X 297mm.
5. MARGENS:
·
Superior 3cm;
·
Inferior 2cm;
·
Esquerda 3cm;
·
Direita 2cm.
6. ESPAÇAMENTO:
·
Entre linhas e entre parágrafos é 1,5;
·
Parágrafos: justificados;
As
notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples entre linhas e por um filete de 3cm a partir da margem esquerda;
7. NUMERAÇÃO:
·
De páginas: no canto superior direito iniciando na introdução do trabalho;
·
Os títulos dos capítulos devem aparecer sem indicativo
numérico: resumo, referências bibliográficas, glossário, apêndice, anexo, índice (centralizados).
8. FONTE:
Tipo de fonte: ARIAL ou TIMES NEW ROMAN
Tamanho da fonte:
·
No título do artigo (em letras maiúsculas) = 12;
·
No nome do(s) autor(es) = 10;
·
Na titulação (nota de rodapé) 10;
·
No resumo = 10;
·
Nas palavras-chave = 12;
·
Na redação do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) = 12;
·
Nas citações longas = 10
·
Nas referências = 12.
9. CITAÇÃO:
(Utilizando o sistema autor:data)
·
Colocar o sobrenome do autor, ano da publicação da obra e número da
Ex.1: Citação
direta com até 3 linhas:
As características da "educação militar
compartilhada pelos
homens
e
mulheres espartanas" são tão conhecidas que não vale a pena perdermos tempo em descrevê-las (PONCE, 1994, p.37).
Ex.2: Citação direta passando de 3
linhas:
Assim podemos
ilustar o conceito de nação:
A nação pode ser uma figura coletiva do Sujeito.
Ela
é o quando se define simultaneamente pela vontade de viver junto no quadro de instituições livres
e por uma
memória
coletiva.
(TOURAINE, 1994, p.45).
(Utilizando o sistema numérico)
No sistema numérico, a lista de referência deve seguir a
ordem numérica crescente que o
programa WORD da Microsoft já faz de forma automática na aba “Referências”,
“Inserir Nota de Rodapé”.
10. ILUSTRAÇÕES:
Qualquer que seja seu
tipo
(desenhos,
esquemas, fluxogramas,
fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e
outros) sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no
texto,
em algarismos arábicos, do
respectivo título e/ou legenda explicativa
de forma breve e clara,(dispensando
consulta
ao texto), e
da fonte.
A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.
Ex.
Cartoon de Norman Rockwell, representando a dificuldade que se tinha em ter ideias para suas ilustrações para o Washington Post.
11. TABELAS:
a) Apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE, 1993;
b) Tem numeração independente e consecutiva;
c) O título é colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela (somente a inicial maiúscula) e de seu número de ordem em algarismos arábicos;
d) As fontes citadas, na construção de tabelas, aparecem no rodapé das mesmas;
e) As notas também são colocadas no rodapé da tabela, após as fontes;
f) As tabelas devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem;
12. REFERÊNCIAS:
As fontes que os discentes utilizam em suas pesquisas são fundamentais para sua validade no meio acadêmico, por isso, neste último item, seja do artigo, seja da
monografia, o discente deve apresentar as fontes que utilizou em seu trabalho. Geralmente na graduação, trata-se de um trabalho bibliográfico onde o discente estabelece um diálogo com autores clássicos ou atuais sobre determinado assunto.
Exemplo:
BIBLIOGRAFIA
BIER, Olavo. Bacteriologia e imunologia. São Paulo: Melhoramentos, 1957.
FRAGOSO, João. Homens de Grossa Aventura. Rio de
Janeiro: Record, 2002.
13. Estrutura
dos elementos pré-textuais
do TCC:
a) Elementos pré-textuais:
Capa
(obrigatório, vide exemplo no anexo 1).
(obrigatório, vide exemplo no anexo 1).
Folha de Rosto:
(obrigatório, vide exemplo no anexo 2).
Folha de Apresentação:(obrigatório, vide exemplo no anexo 3).
Dedicatória (Opcional).
Agradecimentos (Opcional).
Sumário (obrigatório).
Anexo
1: Capa
_________________________________________________________________________________
UNIVERSIDADE
CÂNDIDO MENDES
CURSO DE__________
Título
Nome do aluno
Mês e Ano
_________________________________________________________________________________
Anexo 2: Folha de Rosto
_________________________________________________________________________________
TÍTULO
Trabalho apresentado na
Universidade Cândido Mendes em / / , como requisito parcial para a aprovação na disciplina TCC, ministrada pelo(a) professor(a)
Universidade Cândido Mendes em / / , como requisito parcial para a aprovação na disciplina TCC, ministrada pelo(a) professor(a)
...........................................
Aluno(a)
Cidade
Mês e ano
______________________________________________________________________________
Anexo 3: Folha de Apresentação
______________________________________________________________________________
Nome do(a) aluno(a)
Matrícula:
TÍTULO
Nota: .Data da Defesa / / .
_________________________________________________
Professor(a) Orientador(a)
_________________________________________________
Professor(a) Avaliador(a)
_________________________________________________
Professor(a) Avaliador(a)
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